Novas competências de um planejador financeiro completo
Cada vez mais, é necessário que os profissionais de finanças ampliem sua percepção quanto ao comportamento de seus clientes, indo além da análise dos números. Um profissional com habilidades para compreender aspectos emocionais e comportamentais que estão por trás da forma como as pessoas lidam com dinheiro tende a se destacar nesta área, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.
Integrando a Psicologia
Este movimento de integração da psicologia ao planejamento financeiro começou com o conhecimento em finanças comportamentais e economia comportamental; no entanto, já se percebe que, apesar de sua importância, olhar o cliente apenas com as lentes das finanças comportamentais não é suficiente, sendo necessário importar outras abordagens psicológicas que aprofundam ainda mais a forma de compreender e ajudar o cliente.
Decisão do CFP Board
Vendo esta necessidade aumentar cada vez mais, o CFP Board lançou em 2022 um livro intitulado "A Psicologia do Planejamento Financeiro" e criou mais uma área de competência do planejador financeiro certificado, que espera do profissional o aprimoramento de habilidades humanas para uma compreensão mais abrangente do cliente.
Segundo o CFP Board, o objetivo da psicologia do planejamento financeiro é ajudar os profissionais a identificar e responder a atitudes, comportamentos e situações que impactam a tomada de decisão, a relação cliente-planejador e o bem-estar financeiro do cliente.
Curso de Psicologia para Planejador
Sabendo do diferencial que é para o planejador possuir essas habilidades, o IPPLA, Instituto de Psicologia e Planejamento Financeiro, lançou o curso de Psicologia Integrada ao Planejamento Financeiro, composto por 6 módulos, sendo um deles a psicologia do planejamento financeiro. O foco do curso é o autoconhecimento do planejador, a compreensão de aspectos psicológicos de seus clientes e a relação terapêutica, ou seja, a relação planejador-cliente.
Integração de Abordagens Psicoterapeuticas
Este curso é uma iniciativa para integrar abordagens terapêuticas ao planejamento financeiro. Entre estas abordagens estão a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), Terapia de Esquemas e Terapia Focada em Soluções. A expectativa é ampliar essa integração incluindo a ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e Terapia Familiar. A Psicologia do Planejamento Financeiro contempla os estudos da área da psicologia do dinheiro e das finanças comportamentais.
Psicologia do Planejamento Financeiro: Conteúdo
Os conteúdos recomendados pelo CFP Board dentro da psicologia do planejamento financeiro estão além das finanças comportamentais: atitudes, valores e vieses do cliente e do planejador, fontes de conflitos financeiros, princípios de aconselhamento, princípios gerais de comunicação eficaz e eventos de crise com competências graves.
Torne-se um profissional diferenciado
Se você é um profissional que deseja aprimorar suas habilidades na compreensão de seus clientes como um todo, o curso de psicologia integrada ao planejamento financeiro pode ser um divisor de águas em sua vida pessoal e profissional.
Categoria: : Psicologia e Planejamento Financeiro
Entenda o que são esquemas iniciais desadaptativos e o impacto na relação com o dinheiro e na prosperidade financeira.
Entendendo Como Nossos Sentimentos Moldam as Decisões Financeiras
Novas competências de um planejador financeiro completo
Neste artigo você vai entender a diferença destas duas linhas de estudo que busca explicar o comportamento das pessoas em relação ao din ...