Transcenda o Lado Técnico: Domine a Psicologia do Planejamento Financeiro

Desenvolva habilidades que realmente fazem a diferença no relacionamento com seus clientes.

Você se prepara para a reunião com seu cliente, preenche suas planilhas, e ao começar a reunião, você dá de cara com essas questões:

A PSICOLOGIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO TE PREPARA PARA ISTO, E MUITO MAIS.

Aumente a sua capacidade de lidar
com questões
que a maioria dos planejadores não aborda.

Fidelização de clientes ao construir relacionamentos
mais profundos e duradouros
baseados em confiança.

Quando você desenvolve escuta profunda, seu cliente se sente verdadeiramente visto, muitas vezes pela primeira vez na vida ao falar de dinheiro.

Seja reconhecido como especialista: seus clientes sentirão a diferença quando você começar a trabalhar também com o lado emocional das finanças.

Carga horaria total

20 horas


Atenção!

Devido ao interesse de várias pessoas pela certificação após a conclusão da primeira turma, estamos abrindo o acesso imediato, temporariamente, às aulas gravadas da turma recém encerrada, com 10% de desconto na inscrição.
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Conteúdo Programático

- Compreendendo e respeitando a cultura do cliente.
- Barreiras psicológicas do planejador e do cliente: scripts financeiros, traumas financeiros e transtornos financeiros.

- Heurísticas e vieses do cliente e do planejador.
- Estratégias comportamentais: arquitetura de escolha que facilita a mudança de comportamento financeiro.

- Identificando os conflitos internos e externos do cliente.
- Estilos de gastos como fontes de conflito.
- Transparência financeira.
- Diferenças de valores.
-Gênero e relação de poder com o dinheiro.

-Aplicando as técnicas da Comunicação Não Violenta (CNV) ao planejamento financeiro e no atendimento e aconselhamento financeiro com casais.

- Comunicação verbal e não verbal.
- Escuta ativa e reflexiva (aplicação da Entrevista Motivacional na comunicação com o cliente).

- Tipos de crise.
- Como lidar com clientes em situação de crise grave (desemprego, divórcio, luto, etc.) 

Como realizar uma avaliação que compreenda os valores, crenças e emoções do cliente em relação ao dinheiro:

- Genograma financeiro para identificação de padrões comportamentais como herança familiar.
- Entrevistas e escalas para explorar a relação do cliente com o dinheiro.

Uma aplicação prática do Modelo Transteórico da Mudança (MTD) às finanças para promover mudança comportamental respeitando o tempo do cliente:

- Os estágios da mudança.
- Os processos da mudança.
- Aplicação de estratégias adaptadas a cada estágio de mudança do cliente. 

Sua Professora

Luciana Araújo Psicóloga, Planejadora Financeira Certificada e fundadora do Instituto de Psicologia e Planejamento Financeiro (IPPLA). Com mais de 20 anos no mercado financeiro e 15 anos trabalhando com casais, minha missão é transformar vidas e relacionamentos, integrando psicologia e finanças, e levar a psicologia para profissionais de finanças, ajudando-os a enxergar além dos números.  Sou especialista em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais (PUCRS), Avaliação Psicológica (UNIPE-PB) e Finanças, Investimentos e Banking (PUCRS), além de estar me especializando em Neurociências e Comportamento. Também sou formada em Terapia Focada nas Emoções, Terapia de Esquemas e Terapia Cognitivo-Comportamental, com foco no atendimento a casais.       

Instituto de Psicologia e Planejamento Financeiro